Páginas

31/01/2013

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto


 Para assinalar o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto e o 68º aniversário da libertação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau, na Polónia, decorreram ao longo do mês de janeiro nas escolas do agrupamento diversas atividades promovidas pelas bibliotecas escolares, dirigidas aos alunos de todos os ciclos de ensino. 

Em contexto curricular foram abordadas questões relativas aos Direitos Humanos, ao multiculturalismo, às minorias religiosas e étnicas, à Segunda Guerra Mundial e aos regimes totalitários. Em contexto extra curricular foi promovido um concurso “Aristides de Sousa Mendes - Quem foi?” 
No dia 28 de janeiro, nas duas escolas do Agrupamento, foi realizado um colóquio dirigido aos alunos do 9º ano, com a presença do Major Álvaro de Sousa Mendes, para falar sobre a vida e a personalidade do seu avô (Aristides de Sousa Mendes) que, ao desobedecer às ordens de Salazar, salvou milhares de pessoas do holocausto nazi. 

As sessões contaram com uma plateia de alunos atentos e interessados. O Major ressalvou os valores humanitários subjacentes ao ato que levou o seu avô a pôr a vida de pessoas que não conhecia à frente dos seus interesses pessoais e familiares, com todos os custos que tal decisão lhe acarretou. No final, o convidado respondeu a todas as perguntas dos alunos e professores que quiseram saber um pouco mais da vida de tão nobre figura.

 Paralelamente, a escritora Ana Cristina Luz desenvolveu uma ação de sensibilização sobre a figura do diplomata português, personagem principal do seu livro “Aristides, o semeador de estrelas”, orientada para os alunos dos 1º e 2º ciclos na EB23 de Vidago. 

Integrado neste projeto decorreu também no dia 27 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal da cidade, um colóquio sobre o tema, com a presença do neto do cônsul português. No mesmo espaço, foi inaugurada uma exposição em banda desenhada sobre a figura de Aristides de Sousa Mendes, a qual estará patente ao público até ao dia 27 de fevereiro.

Este projeto só foi possível com a colaboração e o apoio de diversas entidades às quais o Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves (GTBEC) endereça os seus agradecimentos: Câmara Municipal de Chaves, à Fundação Aristides de Sousa Mendes, Órgãos Diretivos dos Agrupamentos de Escolas, Casa do Seminário - Turismo Rural, a escritora Ana Luz, professores e alunos envolvidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário