Páginas

28/10/2013

A TRADICIONAL FEIRA DOS SANTOS – CHAVES’2013 – 31’Out a 3’Nov



A cidade de Chaves irá realizar mais uma edição da tradicional Feira dos Santos, o grande acontecimento de Trás-os-Montes e Alto Douro, no plano Socioeconómico e Cultural, que decorre de 31 de Outubro a 3 de Novembro e cujo programa está acessível em http://www.chaves.pt/.

A Feira dos Santos é considerada um dos maiores eventos nos planos comercial, social, cultural, económico e lúdico que se realiza no Norte do país constituindo o ex-libris festivo da cidade de Chaves e de toda a região Transmontana.

Existem indícios, cuja confirmação é requerida, que nos permitem situar a Feira dos Santos de Chaves na Idade Média, pelo menos a partir do século XIII. Uma das suas principais características matriciais sempre foi a sua forte componente de ruralidade. Basta observar que a sua época de realização é coincidente com o final dos trabalhos agrícolas, com a ulterior recolha dos produtos, nomeadamente, batata, vinhos, castanha e outros frutos. 

É também a época em que as populações rurais gozam de um pouco de folga dos trabalhos agrícolas, o que lhes permite recarregar energias e vir à cidade vender a produção excedentária e abastecer-se daquilo que lhes faz falta (alimentos, roupa, calçado, sementes, alfaias agrícolas, etc). Os santos sempre foram também uma excelente oportunidade para venderem o gado. Hoje em dia a Feira dos Santos é, além de uma feira, uma festa para as populações locais e para todos aqueles que visitam a cidade.

O certame - que este ano decorre nos dias 31 de Outubro e 1, 2 e 3 de Novembro - a par da Feira Tradicional constitui-se como um evento multissetorial de atividades económicas, onde se conjugam as tradicionais “barracas” e os visitantes podem adquirir um pouco de tudo, desde vestuário, calçado, artesanato nacional e estrangeiro, antiguidades, cutelarias, louças, enchidos, queijos e produtos agrícolas, com a modernidade de vários "stands" de empresas, a histórica Feira do Gado e a tradicional Feira da Lã.

Já na sua 11.ª edição, irá decorrer no dia 31 de Outubro, o Concurso Nacional Pecuário das raças Barrosã, Maronesa e Mirandesa (no Forte de São Neutel), enquanto a tradicional Feira do Gado, se manterá nas instalações próprias no Mercado do Gado. Das riquezas gastronómicas flavienses a degustar encontra-se o tradicional polvo muito apreciado pelos flavienses. 

A animação não irá faltar, com a atuação de diversos grupos de concertinas, gaiteiros, ranchos folclóricos, entre outros. De destacar, a realização do Chaves Underground e o 1.º Concurso de Cão de Gado Transmontano, no dia 1 de Novembro. Dando continuidade a uma iniciativa com as discotecas locais, que se pretende seja um marco na Feira dos Santos, realiza-se os “Santos da Noite 2013”, com a participação das discotecas aderentes.

Pelo sexto ano consecutivo “O Comércio sai à Rua”, uma iniciativa promovida pela ProCentro - Associação para a Promoção do Centro Urbano de Chaves. As lojas do comércio vendem os seus stocks na rua, contribuindo assim para o escoamento dos seus produtos, colaborando na dinamização do próprio certame. Os visitantes poderão usufruir dos melhores preços e ofertas do comércio tradicional, que se associa ao evento, através da iniciativa “STOCK OUT “. A rua será ainda também palco de pintura ao ar livre, por pintores locais.

Aliando a tradição e inovação, a organização pretende agradar a todos aqueles que desejem visitar aquele que é o maior evento realizado em Chaves e que, por isso, ano após ano, atrai à cidade milhares de pessoas. Gente para quem nenhuma distância é tão longa, a ponto de se sobrepor à determinação de uma visita.

 

Participa e mantém viva uma das tradições mais fortes da cidade de Chaves!!!


Sem comentários:

Enviar um comentário