Páginas

12/03/2019

Nota de Imprensa | "Os Lusíadas" na Figuração de Levi Guerra em exposição no Centro Cultural de Chaves


O Vice-Presidente da Câmara, Francisco Melo, inaugurou na passada sexta-feira, na Sala Multiusos do Centro Cultural de Chaves a Exposição "Os Lusíadas" na Figuração de Levi Guerra, organizada pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Chaves, em colaboração com o Município. 


«Os Lusíadas», obra do escritor português Luís Vaz de Camões, é considerada a epopeia portuguesa por excelência. Esta exposição de pintura apresenta em dez quadros, tantos quantos os cantos da obra, a figuração pictórica desta jóia da Literatura Portuguesa, que incluem a representação do próprio poeta, numa subtil representação do imaginário quinhentista.


 Na sessão de abertura, Francisco Melo agradeceu o trabalho desenvolvido pelo Grupo das Bibliotecas Escolares “numa temática que é tão cara a todos os portugueses e sobretudo flavienses”. Referiu ainda que “Luiz Vaz de Camões, pelos seus pais, se encontra ligado a Chaves, pois existem fortes indícios de que os seus avós paternos residiram neste concelho, sendo verosímil que a antiga Aquae Flaviae tenha dado chão aos seus primeiros passos”. Neste âmbito “os entusiastas do génio do poeta serão sempre bem acolhidos nesta cidade termal, principalmente quando o desejem honrar”.


 



Para o autor, Levi Guerra, esta obra reflete “uma meta atingida”. Ao fim de décadas de atividade artística quis prestar homenagem ao professor primário a quem ficou a dever a alegria de ser português, revendo-se nos “nossos antepassados heróicos, gente de coragem inaudita da descoberta de novos mundos e na preservação da identidade e da liberdade de Portugal”.

A Exposição estará patente ao público até ao dia 29 de março.

Sem comentários:

Enviar um comentário