Páginas

08/03/2021

A volta ao mundo em 80 dias - recensão elaborada por Filipe Santos

 

A obra tem como autor Jules Verne, escritor e filósofo famoso na época e considerado por muitos um visionário. Em algumas das suas obras publicadas previu a construção do submarino, máquinas voadoras e ainda a viagem do homem à lua.

O livro tem como titulo A Volta ao Mundo em 80 dias, é considerada uma das maiores obras da literatura mundial tendo vindo a ser traduzida para várias línguas, esta versão portuguesa, de entre outras, foi editada em 10/2017, tem como editora Relógio d`água, como tradutor Pedro Ventura e tem um total de 304 paginas.

A obra retrata a viagem de circunavegação feita por Phileas Fogg juntamente com o seu criado Jean Passpartout. Phileas Fogg, um distinto gentleman inglês, é membro do Reform Club e certo dia enquanto jogava wist com outros membros, a propósito de uma conversa alheia, surgiu o desafio dirigido a Phileas Fogg de tentar circunvagar a terra em apenas oitenta dias, o gentleman convicto e confiante embarcou na aventura juntamente com Passpartout. A viagem é marcada por inúmeras peripécias, desavenças e aventuras por todos os países por onde passam, tudo isto enquanto Phileas Fogg segue numa constante batalha contra o tempo que era escaço.

Uma escrita intrigante e satírica desperta no leitor uma grande curiosidade sobre qual será a próxima aventura e acontecimento que poderá vir a mudar o rumo da história e da viagem. Ao longo da obra vão surgindo, ainda, personagens cruciais para o desenrolar da história o que prende ainda mais o leitor.

É um livro indicado para aqueles que gostam de história de aventuras e geografia, uma vez que a obra, com recurso a situações caricatas, retrata aquilo que foi o desenvolvimento industrial e o quão acessível se tornou o mundo após uma revolução nos transportes.

Filipe Santos, 10º D

Sem comentários:

Enviar um comentário