Páginas

13/03/2021

Dia internacional da Matemática e do Pi

 

DIA INTERNACIONAL DA MATEMÁTICA E DO π 

14 de março de 2021

Para um Dia Especial da Matemática e sem esquecer que todos os dias são matemáticos, porque a Matemática está em tudo, em todos e em todos os momentos, aqui ficam duas desafiantes atividades: um πsafio e um πilme!

πsafio πtorescamente πtagórico:

No mundo da πtagoria, todos os habitantes são πtagóricos. No dia Internacional da Matemática e do π de 2021, o Rei πtágoras lançou o seguinte πsafio aos seus πtagóricos:

No dia do π estão ao sol, no πco da πtagoria, πntassilgos, πcanços e πntarroxos. Sabendo que o número de πntassilgos, πcanços e πntarroxos formam um terno πtagórico (ou seja, um trio numérico onde o quadrado do maior é igual à soma dos quadrados dos outros dois) e que o número de πntassilgos excede o de πcanços em quatro unidades e o de πntarroxos em oito, quantos πntassilgos, πcanços e πntarroxos estão ao sol do πco da πtagoria no dia do π?

Quem πnta a solução? (solução divulgada oportunamente)

πilme

O Homem que viu o Infinito – The man who knew Infinity

Emocionante drama, baseado na realidade sem berço de ouro de Srinivasa Ramanujan, literalmente o homem que viu o infinito! Matemático indiano que compartilhou importantes aprendizagens com o mundo!… Apanhado por um sério contratempo de saúde, levou consigo uma infinidade de descobertas…


Sem comentários:

Enviar um comentário