Páginas

27/09/2021

"Plano 21|23 Escola+ – O papel das bibliotecas escolares", por Carlos Pinheiro

Com vista à recuperação das aprendizagens o Governo aprovou o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.

De entre as medidas aprovadas, algumas envolvem diretamente as bibliotecas escolares, nomeadamente no Eixo 1: ensinar e aprender, no domínio + Leitura e Escrita, onde se prevê:

  • Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio;
  • Acesso livre a ferramentas digitais para aferição da competência leitora e materiais didáticos;
  • Produção e disponibilização de recursos para a organização de oficinas de escrita;
  • Reforço do orçamento das bibliotecas escolares.

Para este domínio de Leitura e Escrita, estão previstas quatro ações específicas:

  • Escola a Ler (fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio).
  • Ler – Conhecer, Aprender e Ensinar (disponibilização de acesso livre a materiais didáticos e meios de aprendizagem em ambientes digitais)
  • Diário de Escritas (promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas)
  • Ler com mais Livros (fornecimento às bibliotecas escolares de um fundo documental adicional para apoio ao domínio 1.1. + Leitura e escrita)

Para apoiar o desenvolvimento destas ações, foram produzidos vários roteiros, com orientações úteis para as escolas e para os professores bibliotecários:

O PNL2027 disponibiliza um espaço digital específico, com orientações, sugestões de leitura, propostas de atividades para os 1.º e 2.º ciclos e um fórum de partilha e troca de ideias com os professores e outros intervenientes envolvidos nesta iniciativa.

O artigo sobre a Leitura Orientada em Sala de Aula pode ser consultado em: https://pnl2027.gov.pt/np4/losa.html

No domínio + Recursos Educativos, prevê-se a constituição de uma Biblioteca Digital de Recursos Educativos, e iniciativas no âmbito do Plano Nacional das Artes.

Também aqui se encontram disponíveis alguns roteiros:

No Eixo 2: Apoiar as Comunidades Educativas, no domínio + Digital, está prevista a criação de uma Biblioteca Digital, que permitirá o acesso generalizado a livros, complementando o acervo das bibliotecas escolares.

Para este domínio, estão previstas quatro ações que se enquadram no âmbito do trabalho das bibliotecas escolares:

Além destes três domínios, a contribuição das bibliotecas poderá acontecer em muitos outros, no âmbito do seu plano de atividades e em articulação com os restantes docentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário