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"Do sonho à letra"...
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Media, o que são?
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Dia Mundial da Alimentação
Distribuiu espetadas de fruta no espaço da Biblioteca.
07/10/2021
Um outono de brincadeira
Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE)
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. LER+
27/09/2021
"Plano 21|23 Escola+ – O papel das bibliotecas escolares", por Carlos Pinheiro
Com vista à recuperação das aprendizagens o Governo aprovou o Plano 21|23 Escola+, o qual apresenta um conjunto de medidas que se alicerçam nas políticas educativas dirigidas à promoção do sucesso escolar e, sobretudo, ao combate às desigualdades através da educação.
De entre as medidas aprovadas, algumas envolvem diretamente as bibliotecas escolares, nomeadamente no Eixo 1: ensinar e aprender, no domínio + Leitura e Escrita, onde se prevê:
- Fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio;
- Acesso livre a ferramentas digitais para aferição da competência leitora e materiais didáticos;
- Produção e disponibilização de recursos para a organização de oficinas de escrita;
- Reforço do orçamento das bibliotecas escolares.
Para este domínio de Leitura e Escrita, estão previstas quatro ações específicas:
- Escola a Ler (fomento da leitura orientada em sala de aula, com produção e disponibilização de materiais de apoio).
- Ler – Conhecer, Aprender e Ensinar (disponibilização de acesso livre a materiais didáticos e meios de aprendizagem em ambientes digitais)
- Diário de Escritas (promoção da dinamização de oficinas de desafios de escrita nas escolas)
- Ler com mais Livros (fornecimento às bibliotecas escolares de um fundo documental adicional para apoio ao domínio 1.1. + Leitura e escrita)
Para apoiar o desenvolvimento destas ações, foram produzidos vários roteiros, com orientações úteis para as escolas e para os professores bibliotecários:
- Roteiro – Oficinas de escrita
- Roteiro – Leitura orientada em sala de aula
- Roteiro – Diário de escritas com a biblioteca
- Roteiro – Ler com a biblioteca
- Roteiro – Ler com mais livros
O PNL2027 disponibiliza um espaço digital específico, com orientações, sugestões de leitura, propostas de atividades para os 1.º e 2.º ciclos e um fórum de partilha e troca de ideias com os professores e outros intervenientes envolvidos nesta iniciativa.
O artigo sobre a Leitura Orientada em Sala de Aula pode ser consultado em: https://pnl2027.gov.pt/np4/losa.html
No domínio + Recursos Educativos, prevê-se a constituição de uma Biblioteca Digital de Recursos Educativos, e iniciativas no âmbito do Plano Nacional das Artes.
Também aqui se encontram disponíveis alguns roteiros:
- Roteiro – Plano Nacional de Cinema
- Roteiro – Espécies de espaços
- Roteiro – Projeta-ME | Caixa de Imagens do Mundo (Programa de Educação Estética e Artística)
No Eixo 2: Apoiar as Comunidades Educativas, no domínio + Digital, está prevista a criação de uma Biblioteca Digital, que permitirá o acesso generalizado a livros, complementando o acervo das bibliotecas escolares.
Para este domínio, estão previstas quatro ações que se enquadram no âmbito do trabalho das bibliotecas escolares:
- Literacia digital (acesso generalizado a livros digitais)
- Literacia digital – livros e leituras digitais (criação de um biblioteca digital enquanto sistema público de empréstimo de ebooks)
- Literacia digital – recursos educativos digitais (construção e disponibilização de recursos educativos digitais para apoio às diferentes áreas curriculares)
- Escola digital (disponibilização, às escolas, aos alunos e aos professores, de equipamentos e acesso à Internet, bem como recursos educativos digitais de qualidade.
Além destes três domínios, a contribuição das bibliotecas poderá acontecer em muitos outros, no âmbito do seu plano de atividades e em articulação com os restantes docentes.
Mês Internacional da Biblioteca Escolar
Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).
Como habitualmente, a Rede de Bibliotecas Escolares lança um desafio às bibliotecas: Recriação artística de contos de fadas e contos tradicionais de todo o mundo, a qual pode assumir diferentes formas:
- dramatização;
- espetáculo musical;
- filme;
- desenho ou pintura;
- trabalho tridimensional;
- performance de leitura em voz alta.
Leia tudo sobre a iniciativa no Portal RBE (https://www.rbe.mec.pt/np4/MIBE.html).
14/07/2021
Tutoriais
24/06/2021
Recomendação da OCDE sobre Crianças no Ambiente Digital
Durante a pandemia Covid-19, registou-se um aumento da presença digital das crianças que passaram a constituir um terço dos utilizadores 1, despendendo na internet uma média de 134 a 219 minutos/ dia 2. Utilizam-na em diversos contextos - aprender, divertir-se, comunicar e expressar a sua identidade e opiniões, conviver, consumir - e usando vários dispositivos em simultâneo - smartphones, tablets, relógios inteligentes, assistentes virtuais integrados.
O ambiente digital passou a fazer parte de todas as dimensões da vida quotidiana das crianças, mostrando-as mais expostas a riscos e abusos, não só notícias falsas, cyberbullying, sexting e comércio fraudulento, como recolha e armazenamento indevido de dados pessoais, designadamente em situação, formal e informal, de aprendizagem e saúde. A rápida evolução do tempo despendido, tipo de atividades e dispositivos é acompanhada de mudanças na escala e natureza dos riscos.Para facilitar e incentivar políticas e práticas que protejam e beneficiem as crianças no ambiente digital, particularmente importantes na recuperação da pandemia, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) procedeu à revisão da sua Recomendação sobre a Proteção de Crianças Online de 2012.
Este trabalho, iniciado em 2017, foi feito por um grupo amplo de especialistas em governança de dados e privacidade, direitos e bem-estar digital infantil, dos países da OCDE e foi renomeado, Recomendação do Conselho sobre Crianças no Ambiente Digital 3. LER+
11/05/2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa - ao colo das histórias
O livro infantil Contar histórias com a avó ao colo reúne 16 contos originais de autoras de oito países lusófonos.
05/05/2021
Dia Mundial da Língua Portuguesa • 5 de maio
23/04/2021
Hoje é o Dia Mundial do Livro!
Fonte da imagem:
http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/diamundialdolivro2021.aspx
Leia o artigo completo no portal da RBE .
22/04/2021
Metodologias ativas | O trabalho de projeto
Photo by Vijay Kumar Gaba on Unsplash
O mundo inconstante e plural em que vivemos exige-nos, frequentemente, a criação, gestão e avaliação de projetos, pessoais ou profissionais. Também em educação a utilização do trabalho de projeto é cada vez mais frequente, pois coloca o aluno no centro da sua própria aprendizagem. O projeto permite desenvolver competências consideradas essenciais para a vida em sociedade, nomeadamente o de enfrentar problemas complexos, para além das vantagens que traz ao nível da motivação, cooperação com os outros ou resolução de problemas. LER+
Para todos os tamanhos! Liberdade: proposta pedagógica com recurso a livros-álbum
Photo by Raisa Milova on Unsplash
A liberdade é, sem dúvida, um dos valores que temos sentido colocado em causa desde o início da pandemia. Assolados por um conjunto de regras, nem sempre absolutamente compreendidas, a viver entre confinamentos mais ou menos restritivos, as crianças e jovens são um grupo muito penalizado na vivência deste tempo estranho. Todos temos consciência dos constrangimentos trazidos pelo encerramento das escolas, certamente com algum comprometimento das aprendizagens curriculares, mas ainda estão por determinar as consequências desta experiência pandémica no seu desenvolvimento psicossocial (...)
Na semana em que se festeja no nosso país a liberdade, por via da comemoração do 25 de abril de 1974, trazemos a proposta de, através da leitura mediada de livros álbum, se criar um espaço/ tempo para pensar em conjunto e partilhar ideias, experiências e emoções em torno da liberdade. Por um lado, o valor da liberdade enquanto bem coletivo e, por outro, a sua importância no desenvolvimento individual, no autoconhecimento e na autodeterminação.
Sugere-se um conjunto de álbuns que, pelas suas características textuais e gráficas, podem ser utilizados com alunos de diferentes faixas etárias.
Com 3 novelos (o mundo dá muitas voltas), Henriqueta Cristina e Yara Kono, Planeta Tangerina
«Em busca de um lugar mais livre onde todos os meninos possam ir à escola, uma família muda-se para outro país. No entanto, apesar de diferente, o país novo que a acolhe está longe de ser perfeito e, neste novo mundo cinzento, a falta liberdade sente-se em coisas tão simples como escolher a cor da camisola que se quer vestir pela manhã… É então que uma mãe entra em ação.» (resenha da editora)
O Ratinho e o muro vermelho, Britta Teckentrup, Edicare
«Ninguém sabia onde começava ou acabava, ou sequer como lá tinha ido parar. Na verdade, ninguém parecia reparar nele. Mas o Ratinho era curioso. «O que estará para lá do grande muro vermelho?», pensava.
Uma história maravilhosa e inspiradora, sobre enfrentar os medos, descobrir a liberdade e abraçar a mudança, em nós e no mundo. Um livro com questões intemporais, essencial para todas as idades.» (resenha Wook)
Abril o Peixe Vermelho, Marjolaine Leray. Orfeu Negro
«O Abril não gosta de se sentir como um peixe num aquário. É antes um peixe que gosta de refletir sobre questões espinhosas.
O Abril é vermelho, muito vermelho. Tem grandes sonhos, mas pouco espaço. O seu maior sonho é fugir, conhecer novos horizontes e dar sentido à vida. Mas como?» (resenha da editora)
Siga a seta, Isabel Minhós Martins e Andrés Sandoval, Planeta Tangerina
Uma cidade repleta de setas, indicações e sentidos obrigatórios. Um rapaz que vive os seus dias entre setas, nunca ousando (ou sequer pensado) desviar-se do seu rumo. E uma ideia revolucionária que lhe invade os pensamentos e o faz, certo dia, aventurar-se…
Por isso, atenção, muita atenção: este livro é só para corajosos! Para todos aqueles que gostam de viajar até lugares inexplorados e não têm grande medo de se perder.
Este é um livro que nos convida a sair das rotinas, dos horários, dos dias sempre iguais. (resenha da editora)
Pistas para discussão:
Podemos fazer tudo aquilo que queremos? Porquê? Como podemos saber que escolhas fazer? Existem limites para as nossas escolhas?
Os outros impedem a nossa liberdade? Ou ajudam-nos a conquistá-la?
Os adultos são mais livres que as crianças? Porquê?
A pandemia retirou-nos liberdade? Como podemos ultrapassar o sentimento de perda de liberdade que as regras de controle da pandemia nos provocam?
17/03/2021
As palavras que nos convidam a dançar no Dia Internacional do Livro Infantil
A MÚSICA DAS PALAVRAS
Por Margarita Engle
Quando lemos, as nossas mentes criam asas.
Quando escrevemos, os nossos dedos cantam.
As palavras são toques de tambor e flautas na página,
Cantos de aves em voo e elefantes trombeteiros,
rios que correm, cachoeiras saltando,
borboletas num rodopio
alto no céu!
As palavras convidam-nos a dançar ---
ritmos, rimas, batidas do coração,
Batidas de cascos e batidas de asas,
contos antigos e novos,
fantásticos ou reais.
Quer no aconchego de casa
quer cruzando fronteiras em direção a uma nova terra
e uma língua estranha, as histórias e os poemas
pertencem-te.
Quando partilhamos as palavras, as nossas vozes
tornam-se a música do futuro,
paz, alegria e amizade,
uma melodia
de esperança.
O Dia Internacional do Livro Infantil é um evento anual patrocinado pela International Board on Books for Young People (IBBY), que é celebrado desde 1967 e evoca a data de nascimento de Hans Christian Andersen. Este ano, coube à seção estado-unidense da IBBY escolher o tema e convidar o autor para escrever a mensagem dirigida às crianças de todo o mundo e o ilustrador para desenhar o cartaz. Estes materiais são disponibilizados em livre acesso e podem ser utilizados para promover o livro infantil e a leitura.
Pode ler o poema na língua original e os comentários dos autores sobre o processo criativo aqui.