Uns declamam a matéria, outros
desenham esquemas que só os próprios decifram e outros ainda recorrem a
mnemónicas para os assuntos menos óbvios. Muitas são as maneiras de estudar,
mas há quem precise de ajuda para encontrar a que melhor lhe serve. Motivar para o estudo, treinar as qualidades inatas e
explorar outras, combater receios de errar, responsabilizar, ensinar a
seleccionar materiais e sistematizar conhecimentos são algumas das práticas que
conduzem a uma melhor aptidão académica. Por acreditar nisso, Graça Cunha
desenvolve acções de sensibilização para o estudo destinadas a alunos do 1.º ao
9.º ano de escolaridade. Ou seja, dos seis aos 15 anos. “Quanto mais cedo se aprender a estudar, maiores são as
possibilidades de êxito”, diz a Formadora. Ler mais aqui!
Páginas
29/05/2014
27/05/2014
Livros por email e no telemóvel
Um serviço interessante ligado à utilização do email, e com muitas potencialidades para as bibliotecas e para a disciplina de Língua Portuguesa, é aquele que é disponibilizado pelo sítio Leitura Diária. Basicamente, o que o Leitura Diária faz é enviar-nos, para o email ou para o telemóvel, livros divididos em pequenos excertos, a partir de uma lista que conta com cerca de 200 obras. Entre os livros mais requisitados encontra-se O Diário de Anne Frank, o Admirável Mundo Novo, O Fantasma da Ópera e As Mil e Uma Noites. A adesão ao serviço, que é totalmente gratuito, é muito simples: basta preencher um formulário e escolher os dias da semana e o horário em que se pretende receber o excerto do texto para leitura, e o tamanho do trecho, que pode variar entre 5 e 30 minutos. Quando a escolha feita é indicado o tempo previsto para o término da leitura da obra escolhida.
Os livros também podem ser recebidos num telemóvel, para poderem ser lidos por todos, por exemplo numa sala de aula. Inscrição aqui!
22/05/2014
5 dicas para criar o gosto pela leitura

1. Comece por pensar quais os temas que chamam mais a sua atenção. Romance, suspense, drama, terror, comédia, documentários? Com essa resposta em mente você já pode pensar num segundo passo.
2. Visite uma livraria, sem pressa. Dê uma olhadela nos inúmeros títulos que estão disponíveis dentro do tema que você já escolheu. Selecione alguns livros e procure tranquilamente ler a sinopse. Hoje em dia as livrarias oferecem até mesmo um espaço para que os seus leitores possam desfrutar de um pequeno momento de leitura no seu interior. Essa é uma oportunidade fantástica de conhecer mais sobre alguns títulos antes de os levar para casa.
3. Depois de ler as sinopses, opte por um livro que tenha chamado a sua atenção, mas muito cuidado com o número de páginas do mesmo! Não comece com um livro muito grosso, pois você poderá desanimar pelo volume, já que os livros mais grossos demoram mais tempo para serem totalmente lidos.
4. Depois de comprar o seu livro, determine um cantinho para que você possa ler tranquilamente. Pense também num horário mais apropriado para que você não tenha que parar a leitura para fazer alguma outra tarefa. Um momento muito oportuno é antes de dormir, já aconchegado na cama você pode começar a ler. Esse hábito, inclusive, é bastante recomendado para acalmar e induzir o sono.
5. Leia um pouco todos os dias, assim você não esquecerá a história e tornará a leitura um hábito em sua vida. Ler mais aqui!
5 dicas valiosas para aprender a escolher bons livros para as suas crianças

Algumas dicas na hora de comprar:
- Observe se o seu filho tem um gosto especial por um tema, como dinossauro, floresta, princesas ou algum personagem de desenho ou filme;
- Livros interativos auxiliam na criatividade na hora da leitura;
- Texturas e sons também ajudam a prender a atenção da criança;
- Se a criança tiver até três anos, os livros com gravuras vão chamar mais a sua atenção, juntamente com histórias curtas e repetitivas.
- Lembre-se, portanto, de comprar os livros indicados para a idade. Ler mais aqui!
20/05/2014
Escolaridade dos portugueses
«Mais de 70% dos portugueses que trabalham por conta própria têm apenas o ensino básico», lemos no Público de ontem, num artigo baseado em dados apresentados pela PORDATA e pela sua diretora Maria João Valente Rosa:
«Portugal é o pior dos 28 países da União Europeia no tocante à escolarização: 70,6% dos trabalhadores por conta própria não passaram do ensino básico e apenas 40% da população completou o secundário, contra uma média comunitária de 75,2%.
Portugal não é pequeno e está longe de ser um país de “doutores e engenheiros”. O retrato de Portugal na Europa apresentado nesta segunda-feira pelo Pordata, a base de dados da Fundação Francisco Manuel dos Santos, que compara os indicadores portugueses com os dos 28 países membros da União Europeia, deita por terra algumas ideias feitas sobre a sociedade portuguesa e mostra, segundo a demógrafa Maria João Valente Rosa, o muito que o país tem a fazer, sobretudo em termos de educação.
“Portugal é o terceiro país com níveis de abandono escolar mais elevados, apesar dos progressos significativos das últimas décadas”, aponta a directora do Pordata. Pior do que Portugal, que apresenta uma taxa de abandono escolar entre os 18 e os 24 anos de 19,2%, só a Espanha e Malta (23,5% e cerca de 20%, respectivamente), que inauguram uma lista cuja média se situa nos 11,9%.» Ler mais aqui!
Questionário sobre literacia fílmica
No âmbito do FilmEd – Film Education in Europe Showing Films and other audio-visual content in European Schools – Obstacles and Best Practices (Exibição de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias – Obstáculos e boas práticas destinadas a professores das escolas europeias), uma investigadora da Universidade Autónoma de Barcelona está a fazer um apelo aos professores de todos os ciclos, do ensino básico ao secundário, para que preencham o questionário sobre literacia fílmica disponível em: T>.
Coordenada pela Universidade Autónoma de Barcelona e financiada pela União Europeia, a investigação tem como objetivo fazer recomendações à Comissão Europeia sobre o tema da literacia fílmica, a partir das experiências concretas do uso do cinema nas escolas. Para isso, inclui inquéritos aos professores dos 28 Estados-Membros da União Europeia, além dos países do Espaço Económico Europeu e da Suíça. Todos os dados fornecidos para este estudo permanecerão confidenciais e serão utilizados exclusivamente para este projeto. O questionário a preencher encontra-se numa versão em língua portuguesa. Ler mais aqui!
Internet Segura | Manifesto Jovem
Está a decorrer uma auscultação aos jovens de toda a Europa sobre o futuro da Internet, questionando-os sobre quais devem ser os seus direitos e oportunidades digitais:
1. Qual seria a única coisa que mudarias para fazer uma Internet melhor?
2. A Internet tem 25 anos de idade. Como pensas que vai parecer a Internet daqui a 25 anos? O que devia garantir?
Na página do website Youth Manifesto dedicada a Portugal, os jovens portugueses têm a possibilidade de também se fazerem ouvir sobre estas questões, postando as suas ideias, debatendo a sua visão e votando nas propostas que considerem mais importantes.
O assunto pode ser discutido previamente na escola com colegas e professores, colocando no website os resultados dessa discussão. Solicita-se, deste modo, às escolas e bibliotecas escolares para que envolvam os alunos nesta iniciativa, conduzida em Portugal pelo Centro Internet Segura, de que a Rede de Bibliotecas Escolares é parceira.
Numa segunda fase, os jovens que tiveram ideias mais votadas, serão convidados para irem a Bruxelas em Novembro de 2014 ao Safer Internet Fórum, para as apresentarem aos decisores políticos e às pessoas da indústria. Ler mais aqui!
13/05/2014
Modo de Amar - Gabriel Garcia Marquez
"O GGM foi viver para os livros. Vamos encontrá-lo em cada um, abundante, sempre. Entre nós. Vizinhos. Misturados, tão bem nos misturou, com a urgência de sempre. Porque o modo como nos contou o mundo é todo assim, como uma demasia, onde nos devolve um sentido de vida inesquecível"
Valter Hugo Mãe
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No México diziam-me que Gabriel García Márquez era amor, uma espécie de graça divina concedida à sociedade aflita do país. Diziam-me assim, que era como água boa deitada sobre uma terra a arder. Gabo, nascido na Colômbia, viveu no México como alguém que escolhe com quem casar. Uma moça nova em Xalapa jurava que Gabo era noivo e amante de todos os mexicanos, homens e crianças incluídos. Uma obscenidade benigna. Lembrei-me dela assim que soube da sua morte. Penso sempre no amor e no que acontece ao amor quando alguém morre. Ler mais aqui!
08/05/2014
Concurso Nacional de Leitura
PARABÉNS aos alunos que representaram o nosso agrupamento na fase distrital do Concurso Nacional de Leitura, realizada em Mondim de Basto, demonstrando uma enorme responsabilidade na forma como se prepararam... mesmo durante a viagem leram e releram as obras a concurso.
Obrigado aos alunos Sandrina Rodrigues, Helena Machado, Filipa Pinto, Esther Gago, Cynthia Correia e Vasco Gonçalves.
Para o ano que vem, contamos convosco!
Obrigado aos alunos Sandrina Rodrigues, Helena Machado, Filipa Pinto, Esther Gago, Cynthia Correia e Vasco Gonçalves.
Para o ano que vem, contamos convosco!
Dar nova vida à "Mensagem" de Fernando Pessoa
"O Homem quer, a obra sonha e a poesia nasce" dá nome à quarta sessão de "8 Olhares sobre Mensagem", uma iniciativa da Casa Fernando Pessoa para assinalar os 80 anos desta obra. A entrada é grátis. Ler mais aqui!
07/05/2014
Literatura - Eça é o autor português mais traduzido na China
Eça de Queiroz é o autor português mais traduzido em chinês, com cinco títulos já publicados naquela língua, seguido de José Saramago e Fernando Pessoa, apuraram dois investigadores chineses.
O autor de "Os Maias" encabeça a lista dos 22 escritores portugueses traduzidos para chinês publicada esta semana pela "Portu-Nês", uma revista online dedicada aos Estudos Lusófonos na China. Ler mais aqui!
O autor de "Os Maias" encabeça a lista dos 22 escritores portugueses traduzidos para chinês publicada esta semana pela "Portu-Nês", uma revista online dedicada aos Estudos Lusófonos na China. Ler mais aqui!
Ensino - Raparigas tendem para a leitura, rapazes melhores na matemática
Leitura - Voluntários partilham letras e livros com os mais pequenos
As inscrições de voluntários e instituições podem ser feitas através do site www.voluntariosdaleitura.org, sendo os locais maioritariamente escolas públicas, agrupamentos de escolas e bibliotecas municipais.
A importância da leitura e da escrita
Escrever é a capacidade que este tem de transmitir uma mensagem através da produção escrita.
Escrever e ler apresentam processos bastante distintos: o facto de uma pessoa ler muito bem não quer dizer que seja capaz de escrever bem, apesar de o desenvolvimento de uma capacidade implicar o da outra.
Ver mais aqui!
06/05/2014
EUA: Portugal tem a biblioteca mais bonita do mundo
A biblioteca do Palácio Nacional de Mafra é considerada a mais bela do mundo pelo conhecido portal norte-americano Book Riot, dedicado exclusivamente aos livros. Depois de eleger a Livraria Lello, no Porto, como a mais bonita do planeta, Portugal volta a conquistar os EUA com a incrível biblioteca escondida no interior deste monumento nacional. Ler mais aqui!
Os erros que os pais mais cometem...
O estado de desenvolvimento psicológico e social dos pais condiciona o processo evolutivo de educação dos filhos. Este está, muitas vezes, na origem das principais lacunas que os progenitores evidenciam. «Manter a capacidade de nos deslumbrarmos com o que está à nossa volta, como fazem as crianças, é a chave para sermos mais felizes». Ler mais aqui!
24/04/2014
Revolução dos cravos
Viver ou reviver a Revolução à luz da época. A Hemeroteca Municipal de Lisboa compilou um Dossier Digital no qual pode recordar a cobertura noticiosa nacional e internacional em jornais, revista e tv dos dias da revolução. Clique aqui!
23/04/2014
Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
Como diz na sua mensagem a Diretora Geral da UNESCO, este é o dia para celebrar os livros como a personificação da criatividade humana e do desejo de partilhar ideias e conhecimento, para inspirar a compreensão, a tolerância e a construção de um mundo melhor.
Para festejar a data e promover o prazer da leitura, a UNESCO irá reunir, num mapa interativo disponível no seu portal online, eventos que se irão realizar no mundo inteiro, relativos a esta efeméride. Assim, todas as entidades que celebram o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor são convidadas a participar, inserindo as suas atividades no mapa da UNESCO.
Em Portugal, bibliotecas públicas e escolares aliam-se a esta efeméride, festejando o livro e a leitura ao longo do mês de abril. No site Ler em Todo o Lado podem ser encontradas informações sobre as iniciativas que decorrem em todo o país.
Que tal ir à Biblioteca e requisitar/ler um Livro?
03/04/2014
02/04/2014
Dia Internacional do Livro Infantil 2014 – 02/04/2014
No dia em que se comemora o Dia Internacional do Livro
Infantil, eis um clássico da literatura infanto-juvenil, Pérolas e Diamantes,
uma coletânea de contos dos irmãos Grimm, selecionados e traduzidos por
Henrique Marques Júnior. A presente edição resulta
de uma adaptação da edição de 1908, disponibilizada pelo Projeto Gutenberg. Foi feita
a adaptação ortográfica e sintática. Lê o livro aqui!
Neste dia apresentamos o conto "Ana, o circo e o elefante", da autoria de Manuel António Araújo e ilustração pelos alunos do 4º ano deste agrupamento.
31/03/2014
Durante a Semana da leitura 2014...
Procurando alertar para a importância de saber escolher e decidir em todas as atividades do nosso dia a dia foi lido aos alunos do 2º e 3º ciclos o poema de Cecília Meireles intitulado "Ou isto ou aquilo":
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
Estar ao mesmo tempo nos dois lugares!
Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
Ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo; ou isto ou aquilo...
e vivo escolhendo o dia inteiro!
Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se isto ou aquilo.
Dia Internacional do Livro Infantil 2014
Comemora-se no dia 2 de Abril o Dia Internacional do Livro Infantil. Esta data, festejada desde 1967, foi escolhida pelo International Board on Books for Young People (IBBY) por celebrar o nascimento do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Desde então, todos os anos um país diferente escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças.
Imagine Nations Through Stories é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem na Irlanda.
A efeméride é assinalada em todo o mundo por bibliotecas, escolas e outras instituições, onde escritores e ilustradores marcam presença e os mais jovens vivem a alegria e o prazer do convívio com os livros e os seus autores.
Desde então, todos os anos um país diferente escolhe um tema, cria uma ilustração e redige uma mensagem de incentivo à leitura e chamada de atenção sobre o valor dos livros para crianças.
Imagine Nations Through Stories é o tema que serve de inspiração à mensagem e ao cartaz deste ano, com origem na Irlanda.
A efeméride é assinalada em todo o mundo por bibliotecas, escolas e outras instituições, onde escritores e ilustradores marcam presença e os mais jovens vivem a alegria e o prazer do convívio com os livros e os seus autores.
28/03/2014
VII Conferência Internacional do PNL
Vai realizar-se, nos dias 3 e 4 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian, a VII Conferência Internacional do PNL, este ano subordinada ao tema Ciências da Leitura - Leituras da Ciência.
No Programa destacam-se a conferência de Carl Zimmer, autor de dezenas de obras e artigos na imprensa sobre ciência, e diversos painéis onde serão abordados temas relacionados com a leitura e literacia científica e a divulgação da ciência em Portugal e divulgados diversos exemplos de boas práticas.
Veja também em: http://www.rbe.min-edu.pt
21/03/2014
Biblioteca RBE
Para assinalar o Mês internacional das bibliotecas escolares, a RBE iniciou, em 2011, a publicação de um conjunto de textos relacionados com a atividade da biblioteca escolar. Esta coleção − Biblioteca RBE − organizar-se-á em torno de cinco áreas temáticas: Biblioteca e currículo; Leitura e literacias; Projetos e parcerias; Gestão da biblioteca e Gestão da informação.
Pretende-se, assim, com este projeto promover a difusão de estudos e práticas que potenciem a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela biblioteca e o seu impacto na escola e nas aprendizagens.
Com o objetivo de transformar esta iniciativa num núcleo de criação e partilha de conhecimento, convidamos todos os que têm a biblioteca escolar como objeto de estudo e/ou reflexão, a submeter publicações que se enquadrem nestes princípios e linha editorial.
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